terça-feira, 15 de maio de 2018

BCL - Bank Comfort Letter e POF - Proof of Funds - O que é e para que serve

               Leia também:  Acordos de intermediação - NDA, NCND, NNNs, não Bypass, etc    


Continuando a série sobre termos básicos do comércio internacional falaremos sobre POF e BCL.

É comum que intermediários da venda de commodities digam que só analisarão pedidos acompanhados de LOI + BCL.

A LOI, como já vimos neste artigo, é a Carta de Intenções que apresenta o grupo comprador.

Já a BCL, ou carta de conforto bancária (Bank Comfort Letter) é um documento geralmente emitido por bancos de investimento em que o banco diz que o cliente tem um bom histórico de crédito, suficiente para suportar operações de grande porte, ou então em que o banco diz que está disposto a conceder empréstimos para o cliente, suficientes para cobrir o valor de determinada operação.

Ou seja, é um voto de confiança emitido pelo banco, com a finalidade de auxiliar na geração de confiança (conforto) entre as partes.

A BCL tem serventia especialmente quando as partes nunca se viram e quando a transação precisa de velocidade.

Por exemplo: uma trading company de médio porte, localizada no Paquistão, deseja comprar frango de um frigorífico brasileiro que é representado por um corretor (broker).

Se a transação não tiver pressa, o corretor poderá acessar o histórico do provável comprador junto a agências internacionais de crédito (um tipo de Serasa). Poderá também verificar com calma toda a documentação da empresa, etc.

Porém, se o negócio for urgente, o corretor pode solicitar um BCL de um banco de boa reputação. Se a carta chegar, a probabilidade de o comprador ser sério será grande. Neste caso, será justificável investir tempo na realização do negócio.

Se o comprador não puder fornecer a BCL, isso pode indicar que não se trata de um comprador final, mas sim de um intermediário sondando o mercado. Ou então pode indicar que o comprador não tem condições de providenciar crédito rapidamente.

Se bem que, no mercado de hoje, a BCL às vezes pode ser considerada um requinte, um excesso.  Dependerá do perfil do mercado e da situação.

Note que a BCL é só um elogio feito pelo banco e NÃO garante o pagamento. O pagamento só estará garantido após a emissão de uma garantia bancária (BG) ou de uma carta de crédito (L/C).

Todavia, a emissão das garantias só pode ocorrer depois da assinatura do contrato, o que logicamente só acontece depois que a negociação estiver concluída.

Assim, a BCL serve para incentivar o noivado das partes, enquanto elas ainda não se conhecem bem.

Quando as partes já se conhecem, a BCL se torna desnecessária e o foco passa a ser a reemisão das garantias.

O termo POF é relacionado, mas não idêntico. POF significa prova de fundos e quer dizer exatamente isso. Uma prova de que determinada empresa possui, em conta corrente, um valor determinado.

Este documento não é muito utilizado, na prática. Mas pode servir para transações específicas. O termo também pode ser usado, genericamente, para descrever a BCL ou outras formas de demonstração de crédito.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.