segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Questões de gênero e direito internacional público

TROCA DE MENSAGENS COM UMA MESTRANDA QUE ESTUDA NA EUROPA
Bildergebnis für UNIVERSIDADE COIMBRA DIREITO


Conversa por Whatsapp:

 Oi Adler                         
 Vi aqui seu blog e achei muito bom!                         
 Tomei a liberdade de te escrever                         
Estou procurando um tema em dir internacional q se relacione com mulheres/questoes de genero. Vc saberia me sugerir algum?                         
Obrigada e parabens pelo trabalho!!!    
                                         
Olá.                         
 Nossa, eu poderia sugerir vários. Mas na verdade minha linha de estudo vai totalmente contra o uso do gênero como categoria lógica.  Tenho estudado uma linha completamente oposta,  mais tradicionalista. Enfim, antimarxista, anticomunista e especialmente contrária ao feminismo.                         
 se você quiser algo nessa área, terei prazer em ajudá-lo, com muito vigor
                  
 me envie um email para contato@adler.net.br. abs   
                   
 Adler                         
 Fiquei curiosa com a sua pesquisa                         
 Vc prefere por email? Se quiser nos falamos por la      

             
prefiro sim. é mais fácil de escrever. me mande lá que respondo no fim do dia. 



Conversa por email


Adler, como conversamos ha pouco, vou te explicar melhor o que pretendo.
Sou mestranda em Direito Internacional Publico e Europeu na Universidade de Coimbra, e estou assistindo aulas como ouvinte em outra universidade aqui na Franca.
Preciso escolher um tema dentro do direito internacional publico para desenvolver a dissertação.
Coimbra tem uma faculdade de direito muito conservadora e dogmática, no entanto, as aulas que acompanho aqui sao da faculdade de sociologia, com uma professora engajada em movimentos feministas, lésbicos e questoes de gênero.
Como meus livros em portugues sao ja ligados a questao das mulheres, estou na procura de um tema que nao saia do direito e que esteja dentro de questoes de genero/mulheres.
Do pouco que vc escreveu, achei sua pesquise interessante, povocativa.
Se vc puder me contar um pouco sobre ela, adoraria! Bem como me sugerir outro tema que lhe viesse à mente.
Minhas pretensões nessa área vão ate a dissertação. Depois, quero partir pra sociologia de vez e sair do Direito, ha algum tempo que não me identifico mais....
Obrigada, 
XX

----------------------------------------------------------------

Cara XX,

Obrigado por escrever. Estou de saída agora e só volto mais tarde. Nesse meio tempo, por favor me diga: 

Quem é sua professora na França?
Ela segue a linha marxista ou do feminismo clássico?
Você tem livros e trabalhos publicados no Brasil? Pode me enviar o link?
Sua professora adota a ideologia de gênero (estudo sobre pessoas trans)?
Sua professora adota influência de pensadores muçulmanos?
Você diz que a faculdade portuguesa é dogmática e conservadora, mas em que sentido? Você estudou doutrina católica, Aristóteles, o novo conservadorismo jurídico americano (anos 50 para cá)?


Abs.

Adler

--------------------------------------------------------------

Adler,

Sem problema algum! Vamos la
1- ela se chama Jules Falquet
2- eu cheguei aqui ha poucos dias, a conheci ontem:
3- meu lattes: [ ela enviou o link]
4- minha professora foca a luta dela mais no lesbianismo, que ela acredita ser uma questão politica, muito alem de duas (ou mais) mulheres se relacionando afetivamente:
5- nao tive tempo ainda de saber
6- quando digo que a faculdade é dogmática e conservadora, o faco num outro sentido diferente do que vc citou. Nao e propriamente o que se estuda la, mas a não aceitação que dos professores a ideias novas ou simplesmente diferentes das que eles tem. Um exemplo breve foi eu ter expressado minha vontade em dissertar sobre o tema que te escrevi e um professor meu dizer que o saber jurídico nao deve dialogar com nenhuma outra área afim (seja sociologia, psicologia, medicina etc). Particularmente eu encaro essa visão como um grande retrocesso....mas me refiro a falta de liberdade para criar e pensar.


------------------------------------------------------------


Cara XX,

Sua professora é famosa. 

Pelo que vi, ela faz parte do feminismo marxista/materialista.  Bom, talvez ela não se classifique assim mas as publicações dela consideram o gênero como uma característica válida de classificação social e também como um grupo de certa forma revolucionário,passível de ser organizado para combater o colonialismo, capitalismo, etc.   Um pouco parecido também com a escola de Frankfurt, teoria crítica, etc.

Há literalmente milhares de estudos desse tipo, em todo o mundo. No Brasil, os estudos feministas vão quase todos nessa linha. Inclusive na PUC-MG, que tem um grande núcleo da área.

Eu recomendaria que você seguisse uma direção completamente diferente. Ao invés de tomar  gênero e a opção sexual como identificadores de classe social, demonstrar que: 

Linha Marxista;

a) opção sexual não é um critério em última instância econômico, por isso não deveria ser usado num contexto marxista;

Linha Histórica

b) demonstrar que o desprestígio do movimento gay masculino ante os partidos de esquerda e sua substituição pelo movimento gay feminino e bissexual demonstra que a questão do indivíduo gay nunca foi importante para o marxismo, mas somente o potencial revolucionário de seu caráter de minoria; - Acompanhar a evolução do uso gay para lésbica.

Direito Natural

c) Demonstrar que o comércio internacional de medicamentos abortivos deveria ser considerado um crime contra as mulheres e deveria ser combatido;
d) estudar a consequências de casamentos múltiplos, lésbicos ou bissexuais, para o direito de família, especialmente o problema de relações sexuais entre filhos não biológicos e pais não biológicos;
e)Explorar o uso de opções sexuais como critério aristotélico de classificação humana, especialmente a inadequação desse critério

História da ciência

f) demonstrar como a predominância de estudos feministas gerou distorções nos relatórios de órgãos como ONU, OEA, Banco Mundial, etc. Isso é facilmente demonstrável, por exemplo, nos estudos de discrepância salarial. Vários deles são distorcidos para demonstrar "gaps" maiores do que a ciência econômica determina.

Estudos religiosos e islâmicos

g) descrever o tratamento legal islâmico das mulheres e compará-lo com os direitos humanos; atacar o problema das cortes arbitrais inglesas que seguem o direito de família islâmico;


Por favor me diga se algum desses temas despertou seu interesse. 

Abraços, 

PS: Posso postar nossa conversa, sem mencionar seu nome?


--------------------------------------------------



Adler, desculpe a minha demora, estive em viagem.
Sim, suas propostas foram muito boas! Me trouxeram mais clareza sobre temas a serem abordados e de que forma.
Minha professora de fato é uma ativista muito reconhecida. Gosto particularmente do fato de ser alguém com produção acadêmica e participação social naquilo que defende.
Agradeço imensamente sua atenção e gentileza em atender ao meu pedido!
Pode publicar sim, sem problemas.
Mais uma vez me desculpo pela escrita, ainda não me adaptei ao novo teclado.

XX

--------------------------------------------------

XX

Fico feliz de ter ajudado. 

Por favor me envie o rascunho, assim que a escrita estiver mais adiantada.


Publicarei nossa convera no blog, com certeza. 

Abs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.