quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Advogado brasileiro na Europa - parte 4 - Competições


Um grande evento relacionado ao Direito Internacional em Viena é o Willem C Vis International Commercial Arbitration Moot Competition, ou Vis Moot como é conhecido.

Criado em 1993, O Vis Moot é uma competição para estudantes de Direito de todo o mundo que se desenrola em torno de um caso fictício envolvendo uma controvérsia submetida à arbitragem, oriunda de um contrato de compra e venda internacional de mercadorias. Trabalhando em cima desses casos, criados a cada edição, os participantes atuam como advogados das partes envolvidas na controvérsia, preparando seus argumentos em memoriais e rodadas orais que acontecem em Viena, na semana anterior à Páscoa todo ano.

Falo por experiência própria (participei em 2006) quando digo que é um evento incrível, não só pelo aprendizado, mas também pela oportunidade de estar em contato com pessoas do mundo inteiro com o mesmo propósito: discutir direito comercial internacional.

Por esses benefícios a Competição vem crescendo a cada ano, sendo um excelente núcleo de formação de grandes advogados internacionalistas. Acompanhando essa onda, e devido ao crescente desenvolvimento da arbitragem no Brasil, o país foi umas das cinco maiores delegações na última edição da Competição, tendo enviado 13 Universidades (o GEDICI, da UFMG, teve um dos melhores desempenhos entre os times brasileiros).

A competição é um dos eventos que mantêm Viena sempre mais relevante.

Eu amo essa cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.