terça-feira, 28 de abril de 2009

Joint Venture - Conceito e objetivos

Nota do autor: Para auxílio na redação de contratos de Joint-Ventures, por favor entre em contato pelo email contato@adler.net.br

Segundo Philip R. Cateora:

"Uma Joint Venture diferencia-se de outros tipos de alianças estratégicas ou relações colaborativas porque é uma parceria entre duas ou mais empresas participantes que uniram forças para criar uma entidade legal separada. As joint ventures são diferenciadas das participações minoritárias de uma empresa internacional em uma firma local.

Quatro fatores são associados às joint ventures:
1. as JVs são compostas por entidades juridicamente constituídas e independentes de suas fundadoras;
2. as empresas que compõem a JV reconhecem a intenção dos parceiros de compartilhar o gerenciamento da iniciativa conjunta;
3. as JVs são parcerias entre entidades legalmente incorporadas, tais como companhias organizações diplomáticas ou governos, e não entre indivíduos; E
4. são asseguradas posições de controle para cada um dos parceiros."

Encontrei outra definição interessante, num trabalho de Carlos Maria Gambaro, da UNESP:

"Uma definição interessante foi dada por Frederick Pearce:

uma joint venture é um acordo comercial no qual duas ou mais partes empreendem uma atividade econômica específica conjunta. Isto não significa que você venderá meus produtos e eu pagarei uma comissão, tampouco significa que você comprará meus produtos e os venderá aos seus clientes com lucro. As palavras importantes são: empreendendo atividade econômica conjuntamente.

É como um açougueiro e um padeiro unindo-se para vender cachorros-quentes, o açougueiro provendo as salsichas, e o padeiro os pães, e eles repartem os lucros"





UPDATE: The follow-up to this post may be found at www.brazilianlawblog.com (my English blog) or at www.adlerweb.blogspot.com (my Portuguese one)


NOTA: As sequências deste post podem ser encontradas em www.brazilianlawblog.com  ou www.adlerweb.blogspot.com 

2 comentários:

  1. Meu caro Adler Antônio,

    seria interessante que você comentasse os aspectos legais do tema!

    Um abraço,

    Bruno

    ResponderExcluir
  2. Bruno,

    No segundo post sobre o assunto, http://adlerweb.blogspot.com/2011/07/joint-venture-estrutura-e-clausulas.html, os aspectos jurídicos estão bem explicitados. Obrigado pela sugestão.

    Adler

    ResponderExcluir

Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.